21/05/10

2. Acessórios de vídeo e áudio:

Fitas, CD, DVD, transcodificador transcoder, limpadores de leitores de CD/DVD, adaptadores, conectores, cabos, extensores repetidor de sinal para controle remoto, eliminadores de pilhas e baterias, antenas e sintonizadores, microfones, atenuadores de volume, apoios antivibração, home theater, amplificadores, conversores de mídia, molduras, bases, canaletas, colunas, racks, pedestais, retroprojetor, mesa, tripé para tela, porta aparelhos de áudio, torre duplicadora, protetores auriculares, espuma para microfone, estabilizadores, conversores de energia, distribuidores de sinal.






-Tripés:

Existe a necessidade de se optar por um suporte fixo onde possa assentar a câmara, para assim se poder evitar oscilações indesejadas, permitindo uma maior regularidade nos movimentos de panorâmica ou de “travelling”, e mesmo no caso da câmara fixa. Esses suportes fixos podem ser monopés ou tripés, sendo os últimos mais vulgares e permitindo realizar os mais diversos movimentos de câmara. Vale a pena referir, porém, que não devemos utilizar os tripés existentes no mercado para fotografia, uma vez que foram concebidos para um objecto fixo, que não necessita de efectuar movimentos sobre o seu eixo enquanto impressiona película ou grava em fita magnética.
Os tripés para vídeo devem permitir movimentos suaves para os lados e para cima e para baixo, sem que o braço ou o suporte ofereça resistência, de modo a não surgirem “soluços” nas imagens. Regra geral, estes tripés utilizam um líquido na zona de fricção das peças, de modo a que a rotação das mesmas se faça suavemente: entre estes temos os tripés hidráulicos. Além deste cuidado, devemos pensar que tipo de suporte vamos necessitar, pois, no caso de apenas termos verba disponível para se adquirir um destes equipamentos, teremos que optar por uma das seguintes alternativas: um suporte com rodízios, que nos permita deslocar facilmente a câmara e efectuar alguns movimentos de “travelling”, ou um suporte fixo, que nos permita uma posição estável, se o que realizarmos forem sobretudo planos fixos.



-Filtros:
Um filtro fotográfico é um acessório de câmara fotográfica ou de vídeo que possibilita o manejo de cores e/ou a obtenção de efeitos de luz pela sua inserção no caminho ótico da imagem.
Filtro ultravioleta, polaróide e FL-D (fluorescente tipo "luz do dia") de 62 mm.
Os filtros são de gelatina, plástico, vidro ou cristal, na maioria das vezes montadas em anéis ronqueáveis na objectiva, ou em anéis elásticos para montar no cilindro liso da objectiva. Filtros circulares são mais comuns, mas uma gama de filtros mais ampla, de dezenas de filtros, é disponibilizada em formato quadrado, para serem encaixados em magazines de porta-filtros "universais".
Grande parte das câmaras fotográficas digitais não dispõe de roscas nas suas objectivas. Para estas câmaras, há porta-filtros especiais que são rosqueados na base da câmara.


-Microfones para a câmara de vídeo:
A prática mais habitual em filmagens vídeoamadoras é utilizar o microfone incorporado na câmara para a captação de som. Contudo, são diversos os inconvenientes que decorrem das evidentes limitações que o microfone da câmara pode trazer em termos de qualidade, uma vez que quase sempre se torna impossível isolar um som face ao ambiente que nos rodeia a partir desse equipamento. Daí resulta quase sempre a captação de sons desagradáveis, como por exemplo de veículos motorizados que passam perto do local onde realizámos a captação das imagens, conversas lateriais que não deviam ser captadas, o “soprar” do vento no microfone, e até, ocasionalmente, instruções dadas pelo ou ao operador de câmara.A solução será, então, optar por utilizar um microfone extensível que será ligado à tomada existente na câmara pare esse efeito.
Note-se, porém que nem todas as câmaras permitem essa ligação, pelo que é necessário verificar previamente se isso é possível. Em caso afirmativo, poderemos então escolher o tipo de microfone mais apropriado para a cena que queremos filmar: se um microfone unidireccional, que capta primordialmente os sons ou ruídos emitidos na sua direcção, e é ideal para captar conversas individuais ou em grupo; os microfones multidireccionais permitem captar os sons ambiente, embora se deva ter em atenção que o ruído do tráfego tende a sobrepor-se aos sons naturais; o microfone de lapela pode em geral ser facilmente disfarçado, usando-se geralmente para entrevistas ou registar vozes fora do campo de visão, especialmente em exteriores; por fim, podemos ainda encontrar microfones superdireccionais, que permitem isolar um indivíduo num grupo ou um determinado som face ao ruído de fundo.
Mas para que se capte o som de uma determinada cena, sobretudo se se tratar de uma conversa entre personagens, com melhor qualidade do que se o fizéssemos com o microfone incorporado, poderemos utilizar uma “girafa”, ou seja, um braço extensível, por exemplo um suporte de microfone com um só pé ou uma vara comprida onde se possa prender um microfone numa das pontas, suspendendo-o por cima do ângulo de visão da câmara e aproximando assim o microfone das personagens que estão a falar. Tudo poderá depender da capacidade de improvisação da produção do projecto vídeo que se pretende realizar.


-Monitores para a câmara de vídeo:
O monitor de vídeo é um equipamento semelhante a uma TV, responsável por transmitir informações visuais ao usuário.É um dispositivo de exibição de saída mais usador, exibindo texto, imagens e vídeos.Assim, na tela aparecem as informações do sistema operacional e dos programas e em que, também, se pode ver o resultado do trabalho feitoÉ importante lembrar que uma imagem na tela é composta por pontos. Quanto maior for cada ponto menor será a resolução, ou seja, a nitidez da imagem. Quanto menor for o ponto, o mesmo vídeo possuirá mais pontos e melhor será a resolução
A resolução da tela é responsável pela nitidez das imagens e do texto e depende de dpi - dots per inch, pontos por polegada, que servem para formar as imagens na tela ou pixel - é uma abreviatura de picture elements e representa os pontos.Quanto maiores forem os números de dpi e de pixels melhor será a resolução.As imagens que aparecem na tela do monitor são geradas por uma placa que fica no interior do computador. A quantidade de cores e a resolução que o monitor pode apresentar, também depende da capacidade dessa placa.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.