21/05/10

2. Acessórios de vídeo e áudio:

Fitas, CD, DVD, transcodificador transcoder, limpadores de leitores de CD/DVD, adaptadores, conectores, cabos, extensores repetidor de sinal para controle remoto, eliminadores de pilhas e baterias, antenas e sintonizadores, microfones, atenuadores de volume, apoios antivibração, home theater, amplificadores, conversores de mídia, molduras, bases, canaletas, colunas, racks, pedestais, retroprojetor, mesa, tripé para tela, porta aparelhos de áudio, torre duplicadora, protetores auriculares, espuma para microfone, estabilizadores, conversores de energia, distribuidores de sinal.






-Tripés:

Existe a necessidade de se optar por um suporte fixo onde possa assentar a câmara, para assim se poder evitar oscilações indesejadas, permitindo uma maior regularidade nos movimentos de panorâmica ou de “travelling”, e mesmo no caso da câmara fixa. Esses suportes fixos podem ser monopés ou tripés, sendo os últimos mais vulgares e permitindo realizar os mais diversos movimentos de câmara. Vale a pena referir, porém, que não devemos utilizar os tripés existentes no mercado para fotografia, uma vez que foram concebidos para um objecto fixo, que não necessita de efectuar movimentos sobre o seu eixo enquanto impressiona película ou grava em fita magnética.
Os tripés para vídeo devem permitir movimentos suaves para os lados e para cima e para baixo, sem que o braço ou o suporte ofereça resistência, de modo a não surgirem “soluços” nas imagens. Regra geral, estes tripés utilizam um líquido na zona de fricção das peças, de modo a que a rotação das mesmas se faça suavemente: entre estes temos os tripés hidráulicos. Além deste cuidado, devemos pensar que tipo de suporte vamos necessitar, pois, no caso de apenas termos verba disponível para se adquirir um destes equipamentos, teremos que optar por uma das seguintes alternativas: um suporte com rodízios, que nos permita deslocar facilmente a câmara e efectuar alguns movimentos de “travelling”, ou um suporte fixo, que nos permita uma posição estável, se o que realizarmos forem sobretudo planos fixos.



-Filtros:
Um filtro fotográfico é um acessório de câmara fotográfica ou de vídeo que possibilita o manejo de cores e/ou a obtenção de efeitos de luz pela sua inserção no caminho ótico da imagem.
Filtro ultravioleta, polaróide e FL-D (fluorescente tipo "luz do dia") de 62 mm.
Os filtros são de gelatina, plástico, vidro ou cristal, na maioria das vezes montadas em anéis ronqueáveis na objectiva, ou em anéis elásticos para montar no cilindro liso da objectiva. Filtros circulares são mais comuns, mas uma gama de filtros mais ampla, de dezenas de filtros, é disponibilizada em formato quadrado, para serem encaixados em magazines de porta-filtros "universais".
Grande parte das câmaras fotográficas digitais não dispõe de roscas nas suas objectivas. Para estas câmaras, há porta-filtros especiais que são rosqueados na base da câmara.


-Microfones para a câmara de vídeo:
A prática mais habitual em filmagens vídeoamadoras é utilizar o microfone incorporado na câmara para a captação de som. Contudo, são diversos os inconvenientes que decorrem das evidentes limitações que o microfone da câmara pode trazer em termos de qualidade, uma vez que quase sempre se torna impossível isolar um som face ao ambiente que nos rodeia a partir desse equipamento. Daí resulta quase sempre a captação de sons desagradáveis, como por exemplo de veículos motorizados que passam perto do local onde realizámos a captação das imagens, conversas lateriais que não deviam ser captadas, o “soprar” do vento no microfone, e até, ocasionalmente, instruções dadas pelo ou ao operador de câmara.A solução será, então, optar por utilizar um microfone extensível que será ligado à tomada existente na câmara pare esse efeito.
Note-se, porém que nem todas as câmaras permitem essa ligação, pelo que é necessário verificar previamente se isso é possível. Em caso afirmativo, poderemos então escolher o tipo de microfone mais apropriado para a cena que queremos filmar: se um microfone unidireccional, que capta primordialmente os sons ou ruídos emitidos na sua direcção, e é ideal para captar conversas individuais ou em grupo; os microfones multidireccionais permitem captar os sons ambiente, embora se deva ter em atenção que o ruído do tráfego tende a sobrepor-se aos sons naturais; o microfone de lapela pode em geral ser facilmente disfarçado, usando-se geralmente para entrevistas ou registar vozes fora do campo de visão, especialmente em exteriores; por fim, podemos ainda encontrar microfones superdireccionais, que permitem isolar um indivíduo num grupo ou um determinado som face ao ruído de fundo.
Mas para que se capte o som de uma determinada cena, sobretudo se se tratar de uma conversa entre personagens, com melhor qualidade do que se o fizéssemos com o microfone incorporado, poderemos utilizar uma “girafa”, ou seja, um braço extensível, por exemplo um suporte de microfone com um só pé ou uma vara comprida onde se possa prender um microfone numa das pontas, suspendendo-o por cima do ângulo de visão da câmara e aproximando assim o microfone das personagens que estão a falar. Tudo poderá depender da capacidade de improvisação da produção do projecto vídeo que se pretende realizar.


-Monitores para a câmara de vídeo:
O monitor de vídeo é um equipamento semelhante a uma TV, responsável por transmitir informações visuais ao usuário.É um dispositivo de exibição de saída mais usador, exibindo texto, imagens e vídeos.Assim, na tela aparecem as informações do sistema operacional e dos programas e em que, também, se pode ver o resultado do trabalho feitoÉ importante lembrar que uma imagem na tela é composta por pontos. Quanto maior for cada ponto menor será a resolução, ou seja, a nitidez da imagem. Quanto menor for o ponto, o mesmo vídeo possuirá mais pontos e melhor será a resolução
A resolução da tela é responsável pela nitidez das imagens e do texto e depende de dpi - dots per inch, pontos por polegada, que servem para formar as imagens na tela ou pixel - é uma abreviatura de picture elements e representa os pontos.Quanto maiores forem os números de dpi e de pixels melhor será a resolução.As imagens que aparecem na tela do monitor são geradas por uma placa que fica no interior do computador. A quantidade de cores e a resolução que o monitor pode apresentar, também depende da capacidade dessa placa.






3.Técnicas de registo áudio:

• Descreva o que observar.

• Descritores e narradores devem servir o público e os de produção.
Explicação: Ao ser fornecendo descrições de mostrar o vocabulário ou para destacar a linda voz. Ao trabalhar para a produção e o público. É uma certa auto-anulação.

• Se os prazos forem forçados a serem selectivos, em primeiro lugar descrever o que é essencial saber, tais como acções e detalhes que confundir ou enganar o público se omitido.
Explicação: A triagem é a norma em áudio-descrição, não podemos descrever absolutamente tudo.

• Sempre que possível, descrever as acções e informações que contribuem para a compreensão da aparência pessoal, definindo, atmosfera e mise-en-scène.
Explicação: descrição de áudio não é estritamente funcional, o nosso objectivo não é simplesmente fornecer básica e mínima compreensão de uma produção. Quando o tempo permite, conte-nos tudo o que parece.

• Descrições são geralmente entregue durante as pausas ou momentos de calma. É permitido deixar pausa ou passar momentos tranquilos, sem uma descrição. Inversamente, uma vez que é mais importante para fazer uma produção compreensível do que para preservar todos os detalhes da trilha sonora original, é admissível a descrever ao diálogo e outros ficheiros de áudio, quando necessário.
Explicação: Eu quero saber sobre como adicionar "Também é permitida a abster-se de descrever de modo a preservar ou a respeito do diálogo e de áudio." Juntos, estes princípios estabelecem, na prática, "Descreva, quando necessário, mas não necessariamente descrever", mas essa expressão é muito inteligente e twee pela metade. Em qualquer caso, o princípio de que a compreensão da produção é mais importante do que ouvir cada trecho de diálogo deve ser avançado.


• Descrever tão coerente quanto possível, usando o mesmo personagem nomes e terminologia ao longo de uma produção ou através de várias produções relacionadas, salvo as excepções são justificadas.
Explicação: Se um programa de TV refere-se a um personagem como Pedro, em nove episódios, mas como McKinley em um décimo, use "Peter" nos primeiros nove meses e "McKinley" em décimo. Se um veículo é descrito como um Suburban em um episódio, ele não deve tornar-se subitamente um SUV ou um caminhão em outro.

• Descreva quaisquer estados emocionais óbvios. Não tente descrever o que é invisível, como um estado mental, raciocínio, ou motivação.
Explicação: Existem várias maneiras de descrever o direito de expressões faciais e outras manifestações de emoção. Alguns descritores acredito que você deve descrever apenas a configuração física (por exemplo, franzir a testa, sorrir, fazer caretas), enquanto outros acreditam que não é errado para adicionar uma descrição da emoção, se é claramente visível (impaciente, carranca, por exemplo, o sorriso frio, frustrado careta) . Qualquer abordagem é defensável. No entanto, é sempre errado para descrever uma motivação ou qualquer outra coisa que não é visível. Todos os elementos seguintes, por exemplo, estão fora de ordem:
 Suas orações respondidas, Joan olha com os olhos cheios de lágrimas.
 Tranquilizou, Mackenzie acena para Jack.
 O tenente está surpreso e bem impressionado, por este progresso.
 Jim Chamberlain finalmente cede à frustração. Ele escamoteia Kate e sua simpatia e sai sozinho.
 amigo de Kate repórter, Junho Callwood, é surpreendido por este rumor.
 Kate pergunta se ela rapidamente fez a coisa certa, em seguida, encolhe os ombros e sorri.

• Entregar descrições em um estilo vocal que funde o som envolvente, a ponto de a descrição.
Explicação: Talvez seja necessário adicionar este qualificativo ao princípio: "As descrições não têm som independente, pré-embalados, ou entregues de acordo com um padrão predeterminado." Este princípio visa resolver o problema da descrição de trechos gravados no isolamento de som que todos os mesmo e não coincidem com a produção real.

• "Vozes Narradores devem ser distinguíveis de outras vozes em uma produção, mas não deve ser desnecessariamente perturbador, como com vozes de celebridades reconhecíveis.

• Leia os títulos e créditos, sempre que possível, incluindo legendas em um idioma produção estrangeira.

• Não se censure. Violência, sexualidade, linguagem maliciosa, imagens de políticos, ou qualquer outra coisa que um descritor ou narrador pode não gostar, pessoalmente, no entanto devem ser descritas, quando aplicável.
Explicação: descritores e narradores não consegue escolher o que descrevem meramente para satisfazer os seus preconceitos pessoais. ("Linguagem maliciosa" aqui se refere à linguagem maliciosa visível, como um adesivo ou camiseta. Narradores pode ser obrigado a proferir palavras que não seriam normalmente uso).

• Não especifique uma passagem exata de tempo, salvo prova visual indiscutível suporta. Explicação : Diga "noturna", "Explicação não naquela noite," a menos que possam provar a partir de evidência visível de que é aquela noite. Para fazer o contrário está essencialmente para o público.

• Descrições exaustivas - dando, por exemplo, formação para a produção ou definições de termos - pode ser fornecida sempre que possível, mas devem limitar-se a produção realmente na mão.
Explicação: O chamado E-descrição (uma má escolha de palavras: Será que isso significa "descrições electrónica"?) permitem pausar o programa e ouvir muito mais detalhe do que uma reprodução em tempo real da produção permitiria. Na descrição de teatro, o descritor, muitas vezes discutir o elenco, a apresentação do teatro, e define antes da performance começa realmente. No entanto, você não pode recapitular episódio da semana passada de uma novela, por exemplo, você não pode ver o episódio da semana passada, e você pode descrever apenas o que vê.




-Estúdio:
Mesa de corte, dois mini dvs montadas em tripés, iluminação com calhas de fluorescente, e computador, tanto para editar como para mandar ao vivo para empresa de tv a cabo.
Tem o cenário, funcionário para editar e outro para cuidar das câmaras no estúdio, fora a equipa externa.




-Exterior:
No Homem, a associação entre som e imagem é, desde muito cedo, estabelecida a partir do contacto com o meio exterior e «naturalizada» pela aprendizagem.
Quando a técnica somente permite reproduzir a ilusão do movimento visual, como na época do cinema mudo, nem por isso a componente acústica deixa de estar presente nas salas de projecção. A matéria sonora é de tal modo expressiva, variada, plástica, que transforma qualitativamente a experiência sensorial e cognitiva dos espectadores
Na era dos multimédia, o estudo dos modos artificiais de organização de imagem e de som adquire primordial importância, mobilizando a atenção de diversificadas áreas científicas, artísticas e profissionais. Deste modo, as páginas que vão seguir-se pretendem ser uma muito breve e parcelar introdução ao fenómeno sonoro como parte integrante do sistema audiovisual. Este é definido como uma unidade que engloba diferentes subsistemas e códigos, que se harmonizam mediante a transformação técnico-retórica.
Após a identificação dos subsistemas constituintes, a nossa atenção recai, naturalmente, sobre vários aspectos relacionados com o subsistema sonoro: percepção auditiva e mecanismos de escuta, destacando o papel da aprendizagem no reconhecimento das formas acústicas; funcionalidade dos componentes - palavra, música, sons - e manipulação técnico-retórica; relações contraídas pelos subsistemas expressivos. Por fim, na conclusão, reafirma-se o conceito de sistema audiovisual como superação qualitativa dos seus componentes.

• Descrever a linguagem do público e não à produção.
Explicação: Um programa com segmentos em Francês e Inglês devem ser descritos em Inglês em uma estação de televisão de língua Inglês. A produção em espanhol com legendas em holandês deve ser descrito em holandês em uma estação de TV holandesa, embora o som ambiente não é em holandês. Verdadeiramente programas bilingues nas estações verdadeiramente bilingue são raros e, nesses casos, o descritor ainda cumprir com este princípio, descrevendo em qualquer dessas línguas (ou mudar de um para outro).





-O voz-off:
A locução em voz off deverá ser efectuada em simultâneo com a gravação vídeo, caso contrário seremos confrontados com outro tipo de problemas que o equipamento amador só muito dificilmente conseguirá resolver.
Um aspecto a observar é o de que nunca se deve cortar um discurso a meio, mesmo que se pretenda continuá-lo posteriormente. Torna pouco perceptível a lógica da mensagem e pode provocar um desagradável efeito no espectador.



-Sincronismo áudio/vídeo:
Áudio para sincronização de vídeo (também conhecido como sincronização de áudio e vídeo, audio / video sync, AV-sync, sincronia labial, ou pela falta dela: erro de sincronia labial, retalho labial) refere-se à relação tempo de áudio (som) e vídeo (imagem) peças durante a criação, produção, pós (mistura), transmissão , recepção e processamento de back-play. Quando o som e de vídeo têm um timing relacionados causa e efeito , AV-sync pode ser um problema em televisão , videoconferência , ou filme .
Digital ou analógica de áudio e vídeo córregos ou arquivos de vídeo geralmente contém algum tipo de sincronismo AV sincronização explícita, quer sob a forma de vídeo entrelaçado e dados de áudio ou explícito em relação a tempo de carimbo de dados. O tratamento dos dados deve respeitar o timing dados relativos por exemplo, por que se estende entre ou interpolação dos dados recebidos. Se o tratamento não respeitar o erro AV-sync, aumentará sempre que os dados se perdem, por causa de erros de transmissão ou por causa da falta ou mis-timed processamento.



-Sonoplastia:
Sonoplastia é todo tipo de ruído ambiente, tiros, tombos, animais e até gritos. Existem pessoas que perdem seu tempo gravando estes sons, havendo até CDs só de sonoplastia.
O registro em vídeo é interessante à medida que libera o pesquisador da tomada incessante de dados, que são, inevitavelmente, incompletos, e permitem a fusão entre os comportamentos verbais, posturais e outros. O vídeo pode ser um elemento importante na análise do trabalho, mas os registros devem poder ser sempre explicados pelos resultados da observação paralela dos pesquisadores.
Os registros em vídeo permitem recuperar inúmeras informações interessantes nos processos de validação dos dados pelos operadores. Essa técnica, entretanto, está relacionada a uma etapa importante de tratamento de dados, assim como de toda preparação inicial para a coleta de dados (ambientação dos operadores), e uma filtragem dos períodos observáveis e dos operadores que participarão dos registros.
Alguns indicadores podem ser observados para melhor estudo da situação de trabalho (postura, exploração visual, deslocamentos etc).




4.Técnicas de registo de vídeo

A gravação de vídeo prazo "refere-se a armazenar um sinal de vídeo (de informação destinado a especificar uma imagem em movimento) em um meio de gravação, tais como fita magnética, disco óptico, ou memória de computador. Os sinais de vídeo têm larguras de banda muito maior &NA; 65 MHz) do que os sinais de áudio (&NA; 20 kHz), e, portanto, envolvem uma gravação mais complexos e de tecnologia de reprodução.





Gravação transversal
A técnica de gravação transversal é baseada no conceito de rotação da cabeça em simultâneo com o movimento transversal da fita sobre a cabeça. A cabeça gira a uma velocidade de 14.400 rotações por minuto, a gravação de uma faixa que ziguezagues ao longo da fita e dá uma escrita eficaz da velocidade de 38 metros por segundo. Neste método, uma única imagem é dividida em 16 segmentos. Todos estes segmentos são então gravados de forma linear para a fita magnética.




Gravação helicoidal
Gravação helicoidal permite a velocidade linear da fita-se a ser reduzida, aumentando a velocidade de gravação. Em vez de uma única gravação de cabeça, duas cabeças são fixados diametralmente em um pequeno tambor rotativo. A fita magnética envolve o tambor enquanto ele se move para a frente, assim, tanto a cabeça ea fita estão se movendo na mesma direcção. Este cilindro é inclinado em um ângulo, o que faz com que as cabeças de percorrer a fita magnética em trilhas inclinadas. Mais uma vez o comprimento de uma faixa que é muito mais do que o comprimento da fita for atingido.
Para máximo aproveitamento da fita magnética, pelo menos, duas cabeças são essenciais. As duas cabeças são definidas no tambor de modo que suas aberturas estão em um ângulo de 6 º mais ou menos a partir da posição "zero". A posição “zero” é definida como o ângulo recto com a direcção da rotação. Este ângulo é chamado ângulo azimutal, e este tipo de gravação também é referido como a gravação de azimute. O sinal de positivo e negativo nos ângulos que as duas cabeças de identificar as suas próprias faixas, enquanto a reprodução de sinais de vídeo. Ao contrário de gravação transversal, o campo de imagem é dividida em dois segmentos e cada segmento é registada por cada cabeça. Assim, em uma rotação do tambor, um campo de imagem é totalmente escrito.



-Composição:
A composição das imagens tem simplestemente a ver com a disposição dos elementos da cena de modo a comunicar a nossa mensagem eficazmente, ao mesmo tempo que se procura obter uma imagem agradável e bem equilibrada.As imagens podem ser alteradas, o enquadramento usado em video tem propoções fixas.Tem uma relação de três partes em altura para quatro em largura, e quaisquer que sejam os elementos do plano (curvas, verticais, horizontais ou diagonais) devem sempre caber neste enquadramento.Sempre que defenimos um plano, devemos jogar com vários elementos da composição,deslocando a objectiva ou a posição da câmara , de modo a mostrar os temas de uma forma mais eficaz.








5.Softwares de edição de vídeo

Ulead VideoStudio 10
Ulead VideoStudio torna a tarefa de editar vídeos tão divertida como filmá-los.
Com os recursos de fácil uso do programa, usuários de primeira viagem podem criar vídeos com aparência profissional. Comece gravando um vídeo através de sua câmara ou TV. Depois remova partes que você não quer e adicione sua própria trilha sonora, narração, título e efeitos. Possui um tutorial em vídeo que o ajudará a aprender a usar o programa. Óptimo para compartilhar seus trabalhos em fita VHS, DVD e VideoCD na Internet.
A nova versão permite criar filmes em DVDs com temas personalizados incluindo mais de 20 teamplates incluindo músicas, títulos e efeitos de transição.
Seu editor agora conta com criação de menus, animações em flash, distorções em vídeos e muito mais, baixe e crie seus próprios vídeos!


MainActor v5.5
O MainActor é um software profissional (proprietário) para trabalhos com edição de vídeo. Possui interface e operacionalidade semelhante ao Adobe Premiere (baseada em trilhas de audio e vídeo).
A captura de imagem pode ser extraída através de câmaras de vídeos digitais via firewire sem nenhuma dificuldade. Sem contar na interface simples e amigável.
A renderização dos efeitos são processados em segundo plano e a preview é executado em tempo real. Uma grande opções de efeitos, transições e demais recursos para edição de vídeo profissional fazem parte do pacote.

Adobe Premiere Pro 1.5
Ferramenta sofisticada e cara para criação e edição de vídeos digitais não lineares de alta qualidade. Possui ferramentas para realizar edição em tempo real, garantindo o controle preciso de todos os aspectos de produção, com performance espectacular no Windows XP.


Pinnacle Studio 9.3
Solução para edição de vídeo que fornece todas as ferramentas necessárias. Simplesmente capture o vídeo e utilize seus recursos profissionais de edição, que incluem transição de cenas, efeitos de títulos e efeitos de movimentação acelerada ou reduzida para criar seus filmes. Após editar seu vídeo, você poderá gravar seus filmes para CDs ou DVDs. O programa: Importa música de fundo de arquivos MP3 ou diretamente de CDs de áudio; Grava sua voz (narração); Cria faixas de áudio personalizadas na duração precisa de seu filme; Captura e edita vídeo de filmar digital DV, Digital8 ou MicroMV; Captura e edita vídeo de filmar analógica SVHS-C, VHS, SVHS, VHS-C, ou 8mm; Captura e edita vídeos MPEG com qualidade de DVD de filmar DV ou Digital8; Importa e edita arquivos MPEG-1 e MPEG-2; Possui recursos avançados de linha do tempo para edição quadro-a-quadro; A janela Preview exibe o resultado da edição imediatamente; E muito mais.