04/12/09

Módulo 8-Desenho gráfico I

Constituido por:
-> Narrativa(estruturas da narrativa)
->Narratividade
->Estrutura de um filme
->Não lineariedade
->Narrativa não-linear
->Narrativa de Hiper-texto
->Hiper narrativa
->Hiper-Média

Hiper-média

A hipermédia é a fusão do hipertexto e da multimédia. A junção dos dois torna a maior soma das partes. A combinação de multimédia com hipertexto dá lugar a um paradigma que organiza a informação que ainda é mais orgânica para as nossas mentes, porque mi matiza a capacidade das nossas mentes para associar e organizar a informação multissensorial.
O hipermédia permite ligações com textos, imagens, sons e vídeos. O que possibilita de tal forma o autor para fornecer, um ambiente não linear e aberto, o melhor mix media para comunicar uma dada mensagem ou efeito.





Narrativa de hiper-texto

Narrativa de hiper-texto:
O hiper-texto é visto de forma difusa por diversos campos da comunicação, assim como Hipermídia, que também sofre alterações conceituais constantes. O hipertexto é validado por seu dinamismo, interdeterminabilidade, transitoriedade, maneabilidade e funcionalidade. Como extensão da noção de texto hipertextual incluiu informações visuais, sonoras, animação e outras formas de informação.




Hiper narrativa:
O cinema interactivo narrativo premite aos usuários o deslocamento para pontos diferentes, numa narrativa o desenvolvimento da película tem diferentes trajectories da narrativa da película.
A teoria narrativa da película construtivista cognitiva mantêm que as películas narrativas profundamente sustentem a atenção dos visores/ouvintes desde modo permite que construam as narrativas coerentes que conduzem ao fechamento. Isso porque as formações audiovisuais sincronizadas ou de outra maneira coerente são um estilo de edição contínuo total, as construções espacial são arranjadas em torno da lógica da sucessão narrativa e o fechamento têm trupes tornados de artificiais maciços populares da película.

Não lineariedade e Narrativa não linear

Não lineariedade:
Não-lineariedade refere-se a todas as estruturas que não apresentam um único sentido. A estrutura apresenta múltiplos caminhos e destinos, e desenrolam-se em múltiplos finais.



Narrativa não linear:
O tempo e o espaço não esconde-se, desenvolve-se assim uma antecipação de saltos, retroactividades e cortes que fazem deste modo corrupções no espaço e no tempo que de tal modo se desenvolve as acções. O tempo cronológico mistura-se ao psicológico, as durações e as vivencias misturam-se com o das personagens. O espaço mistura-se aos espaços interiores (memoria e imaginação das personagens)


Estrutura de um filme

A estrutura de uma narrativa é a forma de como ela é construída, ou seja, é organizada com o andamento do trama.
Modo narrativo
o Épico – É narrado por meio de sequência de eventos (episódios)
o Lírico – É narrado por meio da linguagem verbal em harmonia com a música ou a musicalidade das palavras
o Dramático – O narrado apresenta por um meio da representação/interpretação
Eixo dramático
• Clímax –
É o ponto mais alto drama ou a tensão da história, a partir do qual o drama se desfaz e se encaminha à resolução;
• Premissa
• Desmedida - A acção que se provoca equivoca e aparece a peripécia
• Peripécia – É a mudança do destino da personagem
• Reviravolta




Narrativa e narratividade

Narrativa:
A narrativa é apresentada em prosa, mas também pode ser em verso. O texto narrativo é um processo de exteriorização, ou seja, uma atitude objectiva e baseada na sucessividade.

Estrutura da Narração
A acção da narrativa é constituída por três acções: Intriga, Acção principal e Acção secundária.
Intriga: É a acção de um conjunto de acontecimentos que sucedem, através de de um princípio de casualidade, com vista a um desenlace. A intriga é uma acção fechada.
Acção principal: É um conjunto de sequências narrativas que dão maior importância ou relevo.
Acção secundária: É importante porque define-se a uma relação que é a principal, que depende, algumas vezes e também relata acontecimentos de menor relevo.
A narração consiste em arranjar uma sequência de factos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa. O texto narrativo é baseado na acção que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Os seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo. Desta forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura: - Apresentação; - Complicação ou desenvolvimento; - Clímax; - Desfecho.



Narratividade:
A narratividade exerce uma força modalizante na narrativa porque a conduz a uma integração do histórico-social. Então, os textos são de diferentes épocas e foram lidos em diversas histórias e pelas diferentes classes sociais, podendo dizer-se que a narratividade de cada texto determinará a sua recepção pelo variado público. A narratividade deve ser entendida como uma qualidade do discurso reconstrutor desse universo e ser actualizada pelo processo da leitura.


Sinopse do filme "Osmar,a primeira fâtia de pão de forma" no cinanima-Espinho

Produzido e realizado pelo:prof. Alexandre Machado
A animação, apresentada no evento durante a mostra Panorama Paulista, conta a história de Osmar, a primeira fatia de um pão de forma que não superou o fato de ter sido deixado na embalagem. Tentando amenizar seu drama, Osmar visita o doutor Croix Sainte. Na consulta o doutor pergunta sobre vários momentos da vida de Osmar, que relembra em flash-backs cada um deles, mostrando episódios que misturam drama e humor a cada relato do deprimido pão de forma.No final Osmar percebeu que o seu problema era não enfrentar os problemas.


Cena do curta de animação "Osmar, a primeira fatia do pão de forma"

Módulo 7-Elementos de análise audiovisual

->Estrutura de um filme(Plano,duração e dimensão)
->A mobilidade(O campo visual e o campo sonoro)
->A montagem(Operações de montagem,funções da montagem,as classificações e o realismo e o verosímil)
->Os géneros(No cinema,na televisão,no video e na internet)