08/10/09

1.A estrutura de um filme:

Plano: é um trecho de filme rodado ininterruptamente, ou que parece ter sido rodado sem interrupção. É, portanto, um conjunto ordenado de fotogramas ou imagens fixas, limitado espacialmente por um enquadramento (que pode ser fixo ou móvel) e temporalmente por uma duração. Fotogramas, planos, cenas e sequências constituem uma hierarquia de unidades do produto audiovisual, tanto para o panejamento e realização quanto para a recepção e análise do seu significado.
No filme finalizado, o plano não será mais um trecho inteiro de filme rodado, mas apenas o trecho seleccionado pelo montador, eventualmente modificado pelo processo de pós-produção. O plano é então percebido como um trecho de filme situado entre dois cortes.
Por outro lado, no filme pronto o plano não é mais um conjunto de tentativas de filmagem ou de opções de montagem, mas uma única escolha, montada em seqüência com os demais planos do filme. No filme pronto, a tomada deixa de existir, ou então torna-se sinónimo de plano.


Tipos de planos:

Quanto à distância entre a câmara e o objecto filmado (enquadramento):

• Plano geral ou de conjunto: mostra uma paisagem (cidade, selva, campo, entre outros)
• Plano médio: mostra um ambiente (uma sala, um quarto...)
• Plano americano: mostra uma pessoa do joelho à cabeça.
• Primeiro plano: mostra uma pessoa do tronco à cabeça.
• Plano próximo ou close-up: mostra o rosto de uma pessoa.
• Plano detalhe: mostra uma parte do corpo ou objectos por exemplo, um olho, uma boca, o galho de uma arvore o ponteiro de um relógio (mostrar apenas uma boca pode sugerir que o personagem é tagarela).
Quanto à duração:
• Plano relâmpago: dura não mais que poucos segundos, correspondendo quase a um piscar de olhos.
• Plano-sequência: é tão longo, que se pode dizer que corresponde a uma sequência inteira do filme. Observe que entre os dois pólos aqui apresentados (plano relâmpago e plano sequência) pode haver planos das mais variadas durações.
Quanto ao ângulo:
Plongée: esta palavra, em francês, significa “mergulho”. Neste plano, o espectador vê a cena de cima para baixo.
• Contraplongée: em oposição ao anterior, o espectador vê a cena de baixo para cima.
• Perfil: o personagem é visto de lado.
• Frente: o personagem é visto de frente.
Quanto ao movimento:
• Interno: a câmera é fixa, mas há movimento dentro da cena.
• Externo: a câmera se move. Note-se que pode haver simultaneamente movimento interno e externo, quando, por exemplo, uma câmera acompanha um maratonista.
• Zoom: é a aproximação (zoom in) ou afastamento (zoom out) em relação ao que é filmado, com o auxílio das lentes da câmera.
• Travelling: é outro nome para movimento externo. Pode-se chamá-lo centrífugo, quando a câmera fica fixa em um ponto e gira sobre o próprio eixo, ou centrípeto, quando ocorre o inverso, ou seja, a câmera faz um movimento giratório em torno de um ponto.




Duração de um plano:
Duração Nome da Figura
8 Máxima - Antiga
4 Longa - Também antiga
2 breve - Arcaica (não se usa desde a música medieval)
1 semibreve
1/2 mínima
1/4 semínima
1/8 colcheia
1/16 semicolcheia
1/32 fusa
1/64 semifusa
1/128 quartifusa

Duração é a quantidade de tempo durante o qual um determinado fenómeno persiste, ou simplesmente um intervalo de tempo. Em música a duração é o tempo em que uma nota é tocada ou o tempo entre duas notas (pausa). As durações são os elementos constituintes do ritmo.
A duração de um fenómeno pode ser medida em unidades absolutas de tempo (segundos e seus múltiplos e submúltiplos). Isso é útil na descrição precisa deste evento. Em música, no entanto, a noção de duração é relativa. Em uma estrutura rítmica, é mais importante a relação entre as durações das notas do que sua duração absoluta.
Na notação musical ocidental, as durações são representadas pelos símbolos utilizados na partitura, também chamados de figuras. Hoje em dia a maior figura é a semibreve. A tabela abaixo mostra a duração das notas como fracções da semibreve:
A duração de cada uma destas figuras depende da fórmula de compasso que define qual das notas será tomada como unidade de tempo (pulso) e quantas unidades existem em cada compasso. Em um compasso 4/4, por exemplo, a unidade de tempo é a semínima (1/4 de uma semibreve) e há 4 pulsos em cada compasso. Em um compasso 3/4, a mesma semínima é a unidade de tempo, mas só há três unidades por compasso.
Outro factor que influencia a duração de uma nota é o andamento, ou seja, a frequência dos pulsos que define quanto tempo dura o pulso. Usando o mesmo exemplo anterior, se tocamos uma música em 4/4 com um pulso que dura cerca de 1s isso resulta em um ritmo lento. Se a unidade tiver metade dessa duração, o ritmo será duas vezes mais rápido. Por isso dizemos que, em música, as durações são relativas.



A dimensão do plano:

Controla a resolução do filme. Ao escolher uma dimensão para o filme, é útil considerar o formato no qual o filme será visualizado. No entanto, pode também criar as suas próprias definições personalizadas para utilizar na publicação do filme. As definições escolhidas para a publicação de um filme determinam a qualidade e o tamanho do ficheiro do filme publicado final.