22/10/09

3. A montagem

Operações da montagem:
Montagem é um processo que consiste em seleccionar, ordenar e ajustar os planos de um filme ou outro produto audiovisual para alcançar o resultado desejado – mesmo que seja em termos narrativos, informativos, dramáticos, visuais, experimentais, entre outros. Em geral, a montagem é realizada pelo montador, em um equipamento compatível com a tecnologia empregada na realização do produto, sob a supervisão do director ou, em alguns casos, do produtor. A montagem é um processo de pós-produção



Funções da montagem:
O trabalho do montador será então o de compreender todo o roteiro do filme, ler as planilhas de produção (geralmente feitas pelo assistente de direcção) e então, em um primeiro corte, colocar todos os planos em ordem da maneira como prevista pelo roteiro e eliminar planos errados ou que não devem ir para a versão final do filme. Em um segundo corte, ou seja após o filme estar em ordem cronológica da trama do roteiro, o montador, o assistente ou assistentes de montagem e o director, trabalham no afinamento do produto audiovisual, dando ritmo e outras características que o director vê necessárias. Montadores não cumprem apenas ordem e não têm apenas conhecimentos técnicos: devem ter bases artísticas para ajudar o director na escolha de melhores enquadramentos e selecção de sequências que devem ser cortadas ou adicionadas, assim como na duração de planos e cenas.




As classificações:
Antes de dar a decisão final da classificação de um filme, o classificador passa em três diferentes fases do seu trabalho, observando e analisando o grau de conteúdos que tenham relação com sexo, violência e drogas, os principais factores que determinam uma classificação. Os valores morais dos filmes são observados. O classificador treinado observa a incidência de citações ou acontecimentos sexuais, com violência e/ou com uso de drogas. As relações entre os personagens e os seus perfis são observados. O grau de nudez das relações sexuais é verificado, o que é utilizado pelo personagem em cenas de violência e o tipo de droga que é abordada também são verificados. Porém, diferente de muitos países, a orientação sexual não agrava a classificação. O objectivo da classificação é orientar os pais sobre o conteúdo de filmes.



O realismo e o verosímil
Com técnicas cada vez mais apuradas em todos os aspectos da produção, o cinema aperfeiçoou até um grau admirável essa sua primordial capacidade de criar a ilusão do real.
A verosimilhança é como um meio transparente, como instrumento subtil e eficaz de produzir verdade.
O real que a câmara regista ora é sinónimo de autenticidade, entendida como atitude moral e não como pura situação naturalista, entende-se que pôr a nu a realidade é imprescindível para fazer o público pensar, visto que o outro cinema só contribui para cada vez mais construirmos uma imagem da sociedade que é ficção, o realizador do filme documentário não pode mentir, não pode deixar de ser verdadeiro.
A câmara deve não só participar na acção como pode tornar-se actor importante ou até mesmo insuspeito protagonista dessa acção -, ora é resultado de outras bizarras ou notáveis convicções cinematograficamente exercidas por esse mundo fora