30/10/09

4. Os géneros

O cinema:O cinema é a técnica de projectar fotogramas (quadros) de forma rápida e sucessiva para criar a impressão de movimento, bem como a arte de se produzir obras estéticas, narrativas ou não, com esta técnica

Animação-Refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado quer por computação gráfica quer fotografando uma imagem desenhada quer repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo, fotografando o resultado.



Aventura-É um género cinematográfico que reflecte um mundo heróico de combates e aventuras.Foi inventado na Itália, como meio de exaltação de seu passado histórico e, posteriormente, foi usado pela Rússia, para exaltar a Revolução Russa.



Comédia romântica-É um subgénero cinematográfico dos géneros comédia e romance.O argumento básico de uma comédia romântica é que duas pessoas se conhecem mas, apesar da atracão óbvia que existe entre elas, não se envolvem romanticamente por algum factor interno ou por alguma barreira externa, como o fato de um deles ter uma relação amorosa com outra pessoa.



Acção-É um género de filme que geralmente envolve uma história de protagonistas do bem contra antagonistas do mal, que resolvem suas disputas com o uso de força física.Os filmes de acção têm como histórias o crime, os westerns e a guerra entre outros.





Terror-Pretenda provocar a sensação de medo.Este género está intimamente ligado à ficção fantástica e à ficção científica. O medo é a fonte dos filmes de terror. Alguns especulam ser um dos sentimentos que mais faz as pessoas se sentirem vivas e livres.




Documentário-É um género cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da "realidade". Mas dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade «tal como ela é». O documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjectiva da realidade.



Musical-Musicais são um género de filme, no qual a narrativa se apoia sobre uma sequência de músicas coreografadas, utilizando música, canções e coreografia como forma de narrativa, predominante ou exclusivamente.



Fantasia-É um género de arte que usa a magia e outras formas sobrenaturais como o elemento principal/primário de uma história.A fantasia cobre trabalhos de escritores, artistas e músicos, desde mitos e lendas até obras mais recentes, conhecidas por uma vasta audiência.